16 de outubro de 2011

Pasta de azeitona



Quase todo mundo gosta de azeitona e ela acaba sendo sempre um sucesso como petisco. Mas, se você quiser tentar algo diferente para variar, essa receita de pastinha pode ser uma boa pedida. Mesmo que não tenha nenhuma reunião entre amigos prevista para acontecer em sua casa nas próximas semanas, que tal fazê-la para variar um pouco o lanche da tarde? Pois é, essa pasta de azeitona pode fazer toda a diferença em um sanduiche com salada. Vale a pena experimentar! O meu marido votou nessa pastinha como a melhor dentre as 5 que eu fiz para a reuniãozinha aqui em casa. E o melhor de tudo: é super simples de fazer e leva poucos ingredientes!

INGREDIENTES:
- 100g de azeitonas escorridas e sem caroço. Pode ser tanto da preta quanto da verde, qual você preferir. Na da foto eu optei pela verde, pois é a que eu tinha em casa.
- 100g de ricota ou cream cheese. Depende da consistência que você quer que sua pastinha tenha. Eu usei ricota na que está na foto.
- Azeite a vontade. Sugiro ir colocando o azeite aos poucos até atingir a consistência e sabor desejado.
- Uma pitada de pimenta do reino (opcional).

MODO DE PREPARO:
1 - Bata as azeitonas no processador até virar quase uma pasta. Se você não tem um processador, pode usar o liquidificador ou o mixer para essa tarefa. Neste caso, vai demorar um pouco mais para alcançar a consistência desejada. Provavelmente será mais fácil se você fizer menores porções da pastinha por vez, ou mesmo acrescentar algo que torne a pastinha mais líquida, como maior quantidade de azeite ou mesmo água.
2 - Acrescente a ricota ou o cream cheese (ou um pouquinho de cada, por que não?), o azeite e uma pitada de pimenta. Bata novamente até atingir a consistência desejada. Está pronto!

Não acrescento sal porque as azeitonas já costumam ser bem salgadas. Reparem também que não coloco maionese. A maioria das pastinhas compradas prontas são feitas com maionese. Eu evito o uso deste ingrediente sempre que posso. Ainda mais se você, assim como eu, é adepta do ovo caipira (até mais pela qualidade de vida dos animais do que qualquer outra coisa). As maioneses vendidas em supermercados usam ovos de granja e sabe-se lá que óleo e azeite elas põem no produto.

Essa receita produz pastinha suficiente para 6 a 10 pessoas e conserva bem na geladeira por até uma semana.

Obs - É possível usar o pó da azeitona para fazer esta pastinha ao invés de batê-las no processador. Para fazer o pó basta levar as azeitonas sem caroço ao microondas sobre um papel toalha por cerca de 1 minuto. O microondas desidratará as azeitonas, sendo elas facilmente transformadas em pó com o auxílio de um pilão, por exemplo. Experimente também usar o pó de azeitona para temperar carnes ou fazer um crust.

Nenhum comentário:

Postar um comentário