6 de outubro de 2011

Saiba como fazer tomate seco em casa

Essa receita produz dois potinhos como este.
Na minha opinião, tomate seco sempre dá um "tcham" em uma salada de folhas, é um espetáculo na pizza acompanhado de muita rúcula, pode ser o segredo inesperado em uma receita, além de ser ideal em sanduíches feitos para a viagem, pois não encharca o pão como o tomate fresco. Porém, apesar de ser um produto caro, nem sempre encontramos conservas de boa qualidade ou que nos agradem. Eu, por exemplo, já me deparei com tomate seco super azedo, sem gosto ou até meio borrachudo.

Fazer sua própria conserva em casa é uma forma de garantir a qualidade do produto consumido, porém essa idéia pode ser algo de outro mundo para muitos. Recentemente reencontrei uma amiga que não via há muito tempo. Dentre muitos assuntos, parte da conversa acabou indo parar na cozinha. Ela, que nunca foi muito adepta desta deliciosa arte, fez cara de interrogação quando eu falei que finalmente tinha achado no Rio onde comprar pectina. Obviamente tive que lhe explicar para que servia. O estranhamento só piorou. Se bem me lembro, o comentário foi: "Mas por que alguém vai querer FAZER geléia?!"

Fazer sua própria conserva lhe permite não só escolher os temperos e sabores, mas também lhe põe em controle do que está consumindo. Muitos produtos industrializados possuem conservantes, corantes, saborizantes, estabilizantes e altos teores de sal e/ou açúcar. Ao produzir conservas em casa você pode ainda escolher utilizar apenas produtos orgânicos, por exemplo. Para quem nunca se aventurou neste caminho, pode parecer algo complicadíssimo de ser feito. Garanto no entanto que não há mistério e os potinhos costumam ser excelentes lembrancinhas para dar à pessoas queridas, colegas de trabalho etc.

Acreditem, o tomate seco é ridiculamente fácil de fazer. Só é um pouco trabalhoso. Ou melhor, é demorado. Aproveite para fazer naqueles dias em que você não tem planos de sair de casa. Os tomates da foto eu fiz em um domingo que tive que ficar em casa trabalhando no computador. Nestes casos, aconselho o uso de um timer, Este é um artigo barato que evita esquecimentos e, consequentemente, perdas de alimentos, sem contar o risco de você tocar fogo na casa.

Li uma vez que o melhor tipo de tomate para fazer tomate seco é o débora por ser mais adocicado. No Rio eu o acho com facilidade em qualquer feira ou hortifruti e o preço costuma ser quase o mesmo do tomate carmem, aquele super comum e excelente para saladas. Eu nunca usei outro tipo de tomate para essa receita, mas você pode fazer seus testes.

INGREDIENTES:
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de sopa de orégano
- 1/2 xícara de azeite
- 2 dentes de alho ralado (opcional)
- Tomates do tipo débora. A quantidade vai depender do tamanho de seus tabuleiros e forno. Eu usei 17, mas meu forno possui uma divisória criando dois andares. Assim, consigo produzir o dobro de tomates, pois posso colocar dois tabuleiros grandes.

MODO DE PREPARO:
1 - Depois de lavados, corte os tomates ao meio e retire as sementes.
2 - Dispor as metades dos tomates lado a lado no tabuleiro. Não importa se virados para cima ou para baixo.


Antes de irem para o forno. Tudo preparado!
 3 - Levar ao forno pré-aquecido na menor temperatura possível. No meu forno esse número é 180ºC, mas nesta temperatura o fogo apaga com muita facilidade. Então, 200ºC é a menor temperatura em que a chama apresenta estabilidade.
4 - Virar os tomates de 30 em 30 minutos durante cinco a sete horas. O tempo de cozimento vai depender do seu forno. Essa é a parte mais trabalhosa do processo. Você vai reparar quando eles estiverem começando a ficar com cara de tomate seco.

Após duas horas de forno.

A mais de 4 horas no forno. É hora de acrescentar o azeite!
O tabuleiro não fica bonito, mas te garanto que o tomate está uma delícia.
Isso é o que importa, não?
5 - Misturar em uma xícara o azeite, o sal, o orégano e o alho e reserve.
6 - Quando reparar que os tomates já estão quase prontos, faltando apenas cerca de 1/2 hora ou uma hora de forno, derrame colheradas da mistura de azeite sobre os tomates e leve novamente ao forno até ficar pronto.
7 - Guardar os tomates em potes esterelizados e cobrir com azeite.

Obs - Para esterelizar basta colocar os potes destampados e as tampas em uma panela e cobrí-los com água. Leve a panela ao fogo até ferver e deixe por uns 5 minutos. Desligue o fogo e retire os potes da água tomando o cuidado para não colocar a mão dentro do recipiente para não contaminar o pote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário