Quando for fazer um bolo, lembre-se...

Abaixo coloco algumas dicas na hora de fazer um bolo que aprendi com minha mãe, o tempo, a experiência e leitura. Se você seguir estes princípios básicos, não tenho dúvidas de que seu bolo sairá sempre perfeito! Não é preciso muito para um bolo ser um sucesso e delicioso, mas algumas pequenas desatenções são capazes de frustrar todo o esforço empregado em uma receita.

Calma... não se desespere! Tenho amigos próximos que estão acostumados a cozinhar, mas a idéia de fazer um bolo é algo que lhes causa arrepios e dão como certo o fracasso. Bolo foi uma das primeiras coisas que aprendi a fazer na cozinha ainda pequena e até hoje não lembro de ter dado errado nenhuma de minhas tentativas. E olha que eu gosto de experimentar! Cada vez tento uma receita nova, pois tenho muitas em casa, e estou sempre em busca do melhor bolo de chocolate, laranja, cenoura, coco, mel, nozes etc. Ter uma boa receita já é ter 80% de sucesso garantido. Os outros 20% ficam por conta de alguns truques, os quais eu listo abaixo. Prestem bastante atenção nestas dicas, pois já vi receitas cujas instruções de preparo indicam, por exemplo, misturar o fermento no início da receita (não se deve bater muito o fermento, pois o bolo pode solar). Assim, geralmente eu uso as receitas que tenho mais para saber a quantidade dos ingredientes do que qualquer coisa. Com a experiência fui ganhando confiança e hoje me aventuro mais, mas poucas são as pessoas que têm a capacidade ir criando uma receita de bolo conforme vai misturando os ingredientes e dar certo. Isso é mais comum quando se está cozinhando comida em geral, porém na hora de fazer bolos e pães as medidas são importantes. 

Dicas:

1) É muito importante pre-aquecer o forno. Isso garante uma assado homogêneo e em temperatura média-alta durante todo o cozimento. Ligue o forno assim que entrar na cozinha para separar os ingredientes. Observação: Em um forno com temperatura muito alta, o bolo assará primeiro nas laterais, elevando o centro, provocando o formato "cogumelo".

2) Sempre asse o bolo no meio do forno, onde a temperatura é mais homogênea. Supondo um forno de duas prateleiras a gás, o nível inferior (chão) a temperatura costuma ficar muito alta e na superior, muito baixa.

3) Para garantir um bolo "molhadinho", coloque uma forma com água no "chão" do forno. Atenção: faça isso assim que ligar o forno, pois se deixar para colocar quando a água junto com o bolo a temperatura do forno vai cair, visto que terá troca de calor com o bolo e a água. Claro que vc pode colocar uma forma com água já fervendo, mas é mais arriscado de acontecer algum acidente, concorda?

4) Sempre usar ovos frescos.

5) Para um melhor resultado, prefira usar manteiga e ovos em temperatura ambiente. Para isso, basta deixá-los cerca de 40 minutos fora da geladeira.

6) Sempre usar manteiga sem sal. Para mim, essa regra vale sempre! Para qualquer coisa que eu cozinhe que leve manteiga.

7) Quando usar farinha integral (nunca deve-se usar mais que 50% do total de farinha da receita), penere-a para eliminar os grãos maiores. Na verdade, você pode sempre peneirar todas as farinhas se desejar. A princípio, isso deixa a massa mais fofa.

8) Sempre use o açúcar refinado. Cristal ou demerara podem aparecer em algumas receitas (raro!), mas em geral eles exigem que o açúcar seja dissolvido na manteiga em fogo brando.

9) se for fazer um bolo que leva passas, gotas de chocolate ou similares, antes de acrescentá-los a massa (geralmente uma das últimas coisas a serem feitas antes do bolo ir para o forno) passe-os na farinha. Uma colher de sopa para uma xícara costuma ser o suficiente. Isso garante que eles sejam distribuídos uniformemente na massa. Ou seja, não fiquem concentrados no fundo da forma.

10) O fermento geralmente deve ser o último ingrediente a ser acrescentado, pois conforme coloquei acima, ele deve ser misturado apenas até que seja incorporado à massa. Muitas receitas determinam que ele deve ser acrescentado junto com a farinha (no meio do processo, geralmente depois de ter dissolvido o açúcar na manteiga). Eu sempre ignoro essa recomendação e o acrescento no final, pois se for batido em excesso o bolo sola (fica com consistência de pudim). Tem gente que gosta, mas eu prefiro meu bolo bem fofinho.

11) Não esqueça de untar a forma antes de colocar a massa. O que é isso? Nada mais do que passar manteiga, margarina ou óleo por toda a parte da forma em que a massa deve entrar em contato. Você também pode polvilhar com farinha depois de untar como garantia extra. Se não untar a forma, não conseguirá desenformar o bolo ou terá dificuldade de cortar pedaços inteiros.

12) Nunca encha a forma com mais de 2/3 de massa. Lembre-se que bolos levam fermento e crescem ao serem assados, então é necessário deixar espaço para que isso aconteça sem que a massa transborde e faça uma bagunça no seu forno.

13) A não ser que você esteja fazendo um brownie ou cupcakes/muffins, um bolo não estará assado antes de passados 40 minutos. De nada adianta ficar abrindo o forno de 5 em 5 minutos para ver se já está bom. Tente resistir a tentação de abrir a porta do forno pelo menos nos primeiros 3/4 do tempo de cozimento indicado na receita. Este é um período crítico do cozimento e da ação do fermento.

14) Para verificar se um bolo já está cozido, enfie um palito/garfo/faca no centro. Se sair limpo, o bolo já cozinhou por inteiro. Se ele sair com massa grudado nele, ainda deve ficar alguns minutos no forno.

15) Não tente desenformar o bolo quando ele estiver quente, pois provavelmente ele rachará ou se quebrará.

Como última dica queria sugerir que sempre que possível acrescente algum legume a sua massa de bolo. Eles não costumam alterar o sabor e ainda proporcionam mais umidade ao bolo. Sem contar que acrescenta nutrientes. Algumas sugestões são o bolo de cenoura (claro!) e abobrinha ou purê de beterraba no bolo de chocolate. Hummmm...

Um comentário: