20 de agosto de 2011

Barrinha de cereal feita em casa - receita do piquenique de preparação para o Mamaço Nacional

Para quem não ficou sabendo, o Mamaço Nacional foi um movimento que surgiu após uma mãe ter sido convidada a se retirar de uma exposição em São Paulo por estar amamentando. O caso deu pano para manga no mundo virtual e mobilizou mães pelo Brasil a fora a se organizarem para promover a maternidade consciente e a amamentação materna. O dia 05 de junho, dia do meio ambiente, foi escolhido para a realização do evento de mobilização, que ocorreu em diversas cidades brasileiras.

Porém, devido à ameaça de chuva, o Mamaço Carioca foi adiado poucas horas antes do horário marcado para o evento. Eu e Carolina havíamos combinado com a organização do evento que levaríamos sucos e lanchinhos para os participantes. Os quitutes já estavam no forno quando soubemos da notícia. Assim, decidimos ir ao Parque Lage (local combinado para o evento) assim mesmo. A idéia era avisar aqueles que não viram o informe de adiamento a tempo e divulgar o movimento para os que freqüentavam o Parque.
Bom, o resultado desta história é que São Pedro nos presenteou com um delicioso sol de outono e um lindo arco-íres. Clima perfeito para um piquenique com papo divertido, ambiente agradável e comidinhas saudáveis para o deleite de todos. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos que estiveram presentes. E por falar em comidinhas... como prometido, inaugurarei as postagens do Dicas da Mel com as receitas produzidas para o Mamaço Nacional.

A primeira receita é de uma barrinha de cereal. Desde os meus tempos de faculdade, com a necessidade de ficar longos períodos de tempo fora de casa, muitas vezes em locais onde lanchinhos saudáveis nem sempre estavam facilmente acessíveis, a barrinha de cereal se tornou uma opção prática e gostosa. Eu comi tanto que enjoei de todas as opções presentes no mercado (nunca fui fã das opções com chocolate ou de sabores de brigadeiro etc). Eis que há pouco tempo vi o Emeril fazer uma barrinha de cereal em seu programa que pareceu muito fácil. Com aquela imagem em mente, vasculhei meus livros de receita e a internet por receitas similares. Fiz uns testes e apresento abaixo a minha versão desta delícia. O melhor de tudo! Acho que não tenho mais como enjoar das barrinhas, pois é possível fazer uma diferente a cada vez, bastando para isso apenas mudar a seleção de ingredientes a cada nova tentativa.

Barrinha de cereal feita em casa!

INGREDIENTES:
- 2 xícaras de aveia. Pode ser a de sua preferência: em flocos, fina, grossa ou misturada (por que não?). Para fazer estas que estão nas fotos eu usei parte em flocos e parte fina.
- 1 xícara de sementes a escolha. Algumas opções: castanha do Pará ou de caju, nozes, amêndoa, semente de girassol, gergelim, combinação de 2 ou 3 sementes etc.  Mais uma vez, eu usei castanha do Pará, de caju, gergelim e semente de girasol.
- ½ xícara de mel. Para quem não gostar de mel, pode usar glucose de milho.
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de frutas secas de sua preferência. Algumas opções: passas, damasco, pêra, tâmaras, ameixa, maçã, coco, figo etc. Eu usei passas, damasco, pêra, maçã e coco.
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:
1 - Preaqueça o forno em temperatura média.

2 - Em uma forma pequena (30cm x 20cm) espalhe a aveia e as sementes e leve ao forno por 15 minutos para torrar, mexendo uma ou duas vezes neste período para não queimar. Se quiser pular esta parte tudo bem, mas ela aflora o sabor dos grãos.

3 - Enquanto isso, coloque o mel e a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo até que a manteiga tenha derretido e o mel esteja quente.

4 - Tire a aveia e as sementes do forno. Disponha-os em uma tigela grande. Acrescente as frutas secas, o açúcar mascavo, o sal e a mistura de mel e manteiga. Mexa até que fique homogêneo.

Pressionando a massa para ficar compacta
 5 – Coloque a massa sobre a forma pequena; a mesma usada para levar as sementes ao forno, só que agora ela deve estar forrada com papel manteiga untado. É importante untar o papel manteiga para que ele não grude nas barrinhas.

6 - Com outro pedaço de papel manteiga, pressione a massa com as mãos para ficar compacta. Eu achei mais rápido e fácil usar outra forma mais ou menos do mesmo tamanho para pressionar toda a massa por igual, mas se você não tiver, com a mão funciona da mesma forma.

7 - Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.


Recém saída do forno! O cherinho é maravilhoso.
8 - Espere esfriar para desenformar e cortar a massa em quadradinhos. Obviamente não é tão molinho para cortar como um pedaço de bolo, mas também não é nada de outro mundo. Experimente comer os pedacinhos que se soltarem com iogurte natural. Hummmm....

9 - Conserve as barrinhas de cereal preferencialmente em um recipiente de vidro para manter crocante por mais tempo.

Rendimento: Depende do tamanho em que você decidir cortar as barrinhas. Eu achei mais prático cortar em quadradinhos de 4cm x 4cm. Neste caso, rende aproximadamente 20 barrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário