20 de agosto de 2011

Pequenas mudanças no cotidiano têm grande impacto - reduzir o consumo

Tem muita coisa para ser abordada em relação ao "consumo consciente". Eu optei falar um pouquinho sobre os "3 Rs": reduzir, reutilizar e reciclar, trazendo algumas sugestões e exemplos. Normalmente muito se fala sobre reciclar, mas para termos um desenvolvimento sustentável não podemos deixar também de reduzir e reutilizar.

REDUZIR O CONSUMO
Como acredito que muitos ainda não conhecem o site sobre consumo consciente do governo federal, vou começar por aqui. Consumo consciente neste portal é definido como: "(...) tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações". O site é bem simples e pequeno e oferece duas ferramentas que acho bem legais. Uma é um protetor de tela com dicas que nos ajudam a lembrar de atitudes simples a serem implantadas no dia-a-dia que contribuem para a construção de um planeta mais sustentável. A outra é a seção dicas com informações sobre como consumir de forma consciente em relação à água, aos alimentos e à energia. Há também informações sobre reciclagem.

Outro site interessante é do Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Dentre os 12 princípios norteadores do consumo consciente propostos pelo instituto estão (1) planejar as compras, consumindo menos e melhor, (2) refletir sobre suas reais necessidades e tentar viver com menos e (3) avaliar o impacto das suas escolhas de consumo. Parece simples, mas se não pararmos para refletir sobre isso é muito fácil ser levado em outra direção hoje em dia. Um exemplo é a fissurada que muitas mulheres têm por sapatos e bolsas. Nunca fui muito ligada nisso, mesmo assim, um belo dia em um surto de organização aqui em casa separei as roupas e sapatos que não usava mais e fiquei horrorizada com a quantidade. Os sapatos separados para doação eram quase tantos quanto os que permaneceram no armário. Prometi a partir daquele momento que não tinha sentido para mim ter mais de um sapato preto fechado, por exemplo. Somos o tempo todo bombardeados com mensagens que nos dizem o contrário. E estas mensagens começam a nos influenciar muito cedo na vida. Finalmente está entrando na agenda de discussões a proposta de proibir a veiculação de comerciais direcionados às crianças, mas enquanto isso não acontece, conversar com elas e, principalmente, servir como exemplo é fundamental. Sobre o tema, indico o documentário Criança, a alma do negócio. De uma forma ou de outra já sabia de tudo que é tratado neste curta e mesmo assim ainda fiquei impressionada. Acho que tinha a esperança de que a realidade fosse diferente...

O Instituto Akatu, em conjunto com o Canal futura e HP Brasil, produziu também uma série de vídeos de dez episódios, com dois minutos cada um, sobre consciente coletivo que acaba de ser premiada no 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Os vídeos abordam temas relacionados ao consumo consciente para provocar reflexões acerca dos problemas gerados pelo atual ritmo de produção e consumo mundiais, além das possíveis contribuições do consumidor para a construção de um mundo mais sustentável. A série é muito legal e é dirigida a crianças e jovens (oba!).



Veja também os posts sobre reutilizar e reciclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário