6 de setembro de 2011

Bate-papo com saúde! Porque petiscar não precisa ser sinônimo de pé-na-jaca



Aqui em casa gostamos muito de receber os amigos para um bate-papo agradável nos finais de semana. Porém, momentos como estes podem ser extremamente estressante para algumas pessoas. Acredito que um dos segredos para evitar este tipo de situação é oferecer comidinhas que possam ser preparadas com antecedência. Assim, você consegue fazer tudo com calma, no seu tempo, e quando os amigos e/ou parentes estiverem na sua casa, poderá lhes dar atenção e curtir uma agradável tarde com pessoas queridas.

Então, o assunto de hoje é algo que, sem que eu percebesse, se tornou uma das minhas especialidades: petiscos! Arrisco-me a dizer que na cultura de boteco carioca, petisco e alimentação saudável são, na maioria das vezes, incompatíveis. Muitos dos tradicionais quitutes consumidos em momentos de conversa fiada são fritos. Acontece que aqui em casa minha cozinha só vê fritura no máximo duas vezes no ano. Ao contrário da maioria das famílias brasileiras – que usam em média 5 litros de óleo por mês (!!!) – uma garrafa de óleo vegetal pode durar tranquilamente uns seis meses por aqui. Isso porque tenho duas receitas de bolo que eu adoro que usam óleo ao invés de manteiga ou margarina, então grande parte vai para o preparo destas delícias. O baixo consumo que faço de óleo é em parte devido a hábito adquirido desde a infância (thank you, mummy!) e em parte porque não tenho paciência para limpar toda a sujeira provocada pela fritura. Sem petiscos fritos, não há sujeira de gordura para tirar do fogão, dos utensílios e do chão e você não precisará ir para cozinha quando os seus convidados chegarem. Sim, porque frito é gostoso quando é feito na hora.

É claro que tem muita porcaria por aí que não é frita. A idéia com este post, no entanto, é mostrar que é possível organizar uma festinha sem deixar de lado a preocupação com a saúde. Inauguro, assim, uma nova seção no blog onde publicarei algumas receitinhas fáceis de fazer, versáteis, deliciosas e, claro, mais saudáveis. Os petiscos que postarei são perfeitos, por exemplo, para um chá de bebê.

A foto abaixo mostra parte das guloseimas que fiz para a última reuniãozinha aqui em casa.



Dependendo de quantos convidados você tenha e do tamanho do espaço disponível, é interessante distribuir cumbuquinhas pela casa com diferentes tira-gosto. Azeitonas são sempre sucesso garantido para este fim. Neste dia coloquei também as pimentas biquinho. Para minha surpresa, quase nenhum dos meus convidados conhecia esta gostosura. Eu amo a ardência das pimentas, mas apesar do nome, diria que essa aqui tem ardência quase zero, restando apenas o saber doce da fruta e azedo do vinagre no qual foi conservada. Então não é preciso se preocupar com aqueles que não curtem o ardido das pimentas. Assim como a azeitona, o trabalho que você terá com esse tira-gosto é o de abrir um potinho. No supermercado elas costumam ficar na mesma estante que enlatados e conservas (afinal, esta é uma conserva!), como aquelas cebolas pequeninas também conservadas no vinagre que são outra boa opção bem clássica. As pimentas biquinho acabaram sendo uma agradável surpresa para meus convidados.

Na foto é possível reparar ainda na petisqueira a presença de amendoim estilo japonês temperado com páprica. Para uma opção mais sofisticada, diversa e saudável, eu sugiro um mix com iguais porções de uvas-passa, damasco seco (corte-os em quatro), castanha de caju e amendoim sem casca ou nozes. Essa combinação fica perfeita!

No potinho preto no fundo há uma porção de pinhão. Aproveitei que está na época. O inconveniente aqui no caso é ter que descascar. Nem todos os convidados tem essa disposição. Apesar de essa semente ser muito comum no sul do país, no Rio de Janeiro muitos não conhecem ou pelo menos não sabem como preparar.  O segredo para ficar fácil de descascar depois de cozido é realizar um corte nas pontas (eu costumo fazer em forma de cruz). Assim, depois que o pinhão cozinhar na panela de pressão com água e sal por 30 minutos (contados depois que começar a “chiar”) será mais fácil remover a casca.

Não percam os próximos posts de série, onde publicarei mais algumas sugestões de petiscos e as receitas das pastinhas presentes na foto. Tem de tomate seco, azeitona, sardinha, homus e babaganu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário