20 de agosto de 2011

Inspiração árabe: legumes recheados

Na sua casa costuma ser uma guerra fazer os pequenos comerem legumes? Antes de dizer que a criança definitivamente não gosta disso ou daquilo, deve-se oferecer o alimento algumas vezes, de preferência apresentado-o em diferentes formas de preparo. Talvez o pimentão cru, por exemplo, com seu gosto forte e textura crocante, não faça muito sucesso com seu filho. Que tal então assá-lo? E se mesmo assim nada funcionar, não se desespere ou force a criança. Nosso paladar muda muito ao longo da vida. Eu, por exemplo, odiava berinjela. Quem hoje não gosta de algo que não suportava quando pequeno? Se comer frutas, legumes e verduras é um habito na sua casa, provavelmente seu filho vai adotar essa idéia com o tempo.

A receita que trago hoje é super simples e é perfeita para aqueles que torcem o nariz para pimentão, berinjela, abobrinha ou repolho. Minha sugestão tem inspiração árabe! Estou dizendo inspiração porque em momento algum tive a preocupação de usar os temperos tradicionais da cozinha árabe ou mesmo seguir os passos como manda a tradição, mas sintam-se livres para fazer isso. Apenas abri a geladeira, tentando verificar o que tínhamos em estoque para fazer o jantar, e os mantimentos disponíveis me lembraram na hora um prato de um dos meus restaurantes preferidos no Centro do Rio de Janeiro, que tem um ambiente super simples e fica escondido num dos pontos mais movimentados da cidade em meio a bugigangas das mais diversas. Pena que só funciona de 2ª a sábado no horário de almoço, então raramente posso ir. Vendo aqueles ingredientes na minha frente, pensei: por que não? Além de matar a vontade de algo diferente e gostoso, refeições temáticas são também sucesso na certa com a criançada. Ora... o momento da refeição pode ser tornar uma divertida ocasião para aprender sobre uma cultura diferente ou região do país ou mesmo já ir entrando a galerinha no clima da próxima viagem de família se ela estiver próxima. Se estiver empolgado, pode inclusive caprichar na decoração da mesa e colocar uma música ambiente relacionada com o tema da refeição. Não precisar ser nada grandioso, pequenas mudanças já fazem toda a diferença. Tornar a alimentação um momento lúdico é estratégico se você tem em casa um público implicante com comida.
Hoje estou apostando na comida árabe. Mas não é preciso ir tão longe. Que tal, por exemplo, uma moqueca capixaba ou um camarão na moranga ou uma galinha com quiabo ou um cozido campeiro com pirão?

Berinjela e pimentão recheados


INGREDIENTES:
½ xícara de arroz integral de sua preferência (eu gosto muito do cateto vermelho)
½ xícara de lentilha
½ xícara de carne moída ou proteína de soja, se preferir (opcional)
legumes (a sugestão é usar pimentão, berinjela, abobrinha e/ou folhas de repolho)

MODO DE PREPARO:
1) Prepare o arroz, a lentilha e a carne moída da forma como está acostumada a fazer no seu dia-a-dia. Meu jantar saiu em cerca de 40 minutos, pois já estava tudo pronto na geladeira. Ou seja, esse prato pode ser preparado com sobras, dando vida nova a comida e evitando o desperdício! Dica: Eu costumo cozinhar o arroz junto com a lentilha. É prático, rápido, econômico, faz menos sujeira e ainda é nutritivo. Quer mais o quê? Aliás, basicamente foi por isso que a lentilha acabou entrando nesta receita.

2) Misture o arroz integral, a lentilha e a carne moída cozidos em uma tigela. Este é o recheio.

3) Lave os legumes. No caso da berinjela e a abobrinha, corte-as no meio e retire parte do meio do legume, criando uma covinha onde irá o recheio. Nem pense em jogar isso fora! Misture com o arroz. Se seu filho protestar e só quiser comer o recheio porque viu que o recipiente é um legume, pelo menos ele estará comendo um pouquinho deles sem perceber. O pimentão é mais fácil só retirar a ponta com as sementes e enchê-lo com o recheio, como se você estivesse colocando sorvete em uma casquinha. Lembre-se que o pimentão foi um dos alimentos que apresentou a maior concentração de agrotóxicos no último relatório da Anvisa, então preferencialmente compre orgânico. No caso do repolho, tente separar folhas rasgando o mínimo possível. Coloque um colher de sopa do recheio no meio da folha, dobre-a mais ou menos ao meio, vire as laterais para o centro (serve para garantir que o recheio não vai escapar pelas laterais) e termine de enrolar formando um "charuto". Deve ficar como um rolinho primavera daqueles da comida chinesa, só que menor.

4) Se optou pela berinjela, abobrinha ou pimentão, leve-os ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até assar os legumes. No caso do pimentão, optei por enrolá-lo em alumínio garantindo que a "crocância" fosse embora. Você pode colocar queijo parmesão em cima para gratinar se quiser. Eu preferi não fazer isso. No caso do repolho, cozinhe os rolinhos no valor ou em uma panela tampada com um pouquinho de água ou caldo de carne para mais sabor. Mas, por favor, nada de usar aqueles caldos industrializados que são puro sal. Se não tiver caldo, use água e coloque alguns temperos, como cominho, coentro, tomilho etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário