20 de agosto de 2011

Quais alimentos possuem maior concentração de agrotóxicos?

A produção orgânica pode não ser algo novo, mas definitivamente ela tem se popularizado nos últimos anos; em especial entre os moradores das grandes cidades, os quais naturalmente estão mais distantes das terras de plantio. Eu, por exemplo, não me lembro de ouvir falar de produtos orgânicos quando era pequena no Rio de Janeiro na década de 1980. No entanto, hoje em dia eles são cada vez mais facilmente encontrados nas prateleiras de supermercados, feiras e hortifrútis. Porém, percebo que ainda há muita dúvida e incompreensão sobre o assunto. Por isso, pensei em escrever uma pequena série de posts com algumas informações que fui descobrindo ao longo dos anos. Estou longe de ser uma especialista no assunto, mas acredito que meu interesse pela culinária, pela prática de uma alimentação saudável, minha curiosidade e prática profissional como pesquisadora no campo da Saúde me levaram a descoberta de algumas fontes que penso ser interessante dividir com vocês.

Foto de Sakhorn
O que é do conhecimento da maioria das pessoas é que os produtos orgânicos são produzidos sem usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas – como fertilizantes químicos – que podem contaminar o alimento ou o meio ambiente.

O que muitos não sabem é que na produção de alimentos com o uso de agrotóxicos – também chamados de pesticidas ou defensivos agrícolas – são utilizados agrotóxicos sistêmicos e/ou agrotóxicos de contato. Os sistêmicos são aqueles que circulam através da seiva, ou seja, por todos os tecidos do vegetal. Os de contato agem externamente, mas são também, em boa parte, absorvidos pela planta, uma vez que o veneno penetra através de suas porosidades. Tudo bem... mas afinal, o que isso representa? Se eu disser que lavar os alimentos em água corrente só é capaz de remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície,ou seja, os de contato, talvez a questão fique um pouco mais clara. A Nota Técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atesta que “uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir resíduos de agrotóxicos”.

Desde 2001 a ANVISA vem monitorando a quantidade de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelos brasileiros em todo o território nacional, visando verificar a qualidade dos alimentos (quanto à presença dos agrotóxicos) que compramos nos supermercados e consumimos. O programa responsável por este monitoramento é chamado de Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Um dos objetivos do programa é identificar quais são os agrotóxicos utilizados e em quais quantidades eles estão presentes nos alimentos comercializados. O resultado das análises é disponibilizado para a sociedade, ou seja, para nós consumidores. Atualmente, os alimentos analisados são: alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango, tomate, arroz, feijão, abacaxi, cebola, manga, pimentão, repolho, uva, beterraba, couve e pepino.
Foto de Grant Cochrane


No ano de 2009 (último relatório publicado), mais de 3.100 amostras de alimentos e 230 ingredientes ativos dos agrotóxicos foram avaliados. Os resultados mostram que das amostras analisadas, 907 estavam insatisfatórias, ou seja, estavam com a presença de agrotóxicos acima do limite estabelecido por lei. Em 744 amostras existiam agrotóxicos não autorizados para uso no Brasil. Nesta última análise, o pimentão foi um dos alimentos que apresentou a maior concentração de agrotóxicos, junto com o morango, a uva e a cenoura. Assim, se por qualquer razão os orgânicos ainda não fazem parte de sua cesta de compras, pelo menos na hora de escolher estes produtos, tente priorizar os orgânicos. Você já estará contribuindo bastante para a saúde de sua família. Obs - Na página 8 do relatório tem um quadro com o quantitativo de amostras analisadas e insatisfatórias por cultura e por estado bem ilustrativo. Você pode verificar quais alimentos estão mais contaminados na sua região.

Na próxima postagem pretendo falar sobre alguns dos efeitos causados por esses compostos à Saúde Humana, efeitos esses que abrangem problemas neurológicos, câncer, fertilidade, dentre outros. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário