20 de agosto de 2011

Bolinho de azeitona, alecrim e queijo - receita do piquenique de preparação para o Mamaço Nacional

Bolinho de azeitona, alecrim e queijo
Este é o último quitute levado por nós ao piquenique de preparação para o Mamaço Nacional no Rio de Janeiro que faltava eu passar a receita. Se você assim como eu nunca teve muita paciência ou mesmo habilidade para fazer pão em casa, vai adorar estes bolinhos. Não é preciso deixar a massa crescer nem sová-la, o que torna-os tão fáceis de fazer como um bolo! Mas eles são salgados, lembrando um pão, e ficam uma delícia quentinhos com manteiga. Para quem perdeu, as outras receitas divulgadas foram de um bolo integral de mel com nozes e passas (opcionais) e uma deliciosa barrinha de cereal caseira.

Quanto aos pães, na minha experiência este é um dos itens onde apenas uma boa receita não parece ser suficiente para o sucesso. Nem preciso dizer que nunca fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos em minhas tentativas. Andéa Potsh publicou em seu blog há alguns dias um relato sobre pães com o qual eu me identifiquei muito. Ela disse: “(...) amasso, amasso e a massa gruda nas mãos, lavo as mãos, e amasso de novo, repito a operação, fico irritada, cansada e com os braços doendo, quase amasso a massa contra a parede e termino sovando de menos! Primeiro obstáculo vencido sem honras e já vem o segundo! Saber esperar um pão crescer é uma arte em si só, eu não aguento a expectativa e fico vigiando o pão a cada 5 minutos como se estivesse observando um filho em algum acelerador de crescimento do futuro. Terceiro obstáculo: o pão assando, o aroma invadindo a casa e meu corpo, o pão demora e a fome me consome! Enquanto o pão assa como biscoitos...

Até que dei sorte no primeiro pão que fiz na vida. Na época eu tinha uns 20 anos e decidi tentar uma receita que vi na revista Claudia Cozinha (parece que não publicam mais. Uma pena...). Comprei a revista justamente por causa das receitas de pão, que eram a capa daquela edição. Depois de 4 horas na cozinha, o resultado foi maravilhoso, mas jurei nunca mais fazê-la. Achei que enquanto a massa crescia (a receita previa dois momentos de crescimento intercalados com períodos de sova), eu poderia fazer outras coisas. Doce ilusão! Passei o tempo limpando a zona produzida na cozinha, resultando em 4 horas de dedicação exclusiva. Bom, este definitivamente não é o caso destes bolinhos. Também não quer dizer que deixei de fazer pães por causa desta primeira experiência "traumática" ou em função de minha inabilidade; só escolho muito bem as receitas que faço. Como já deve ter dado para perceber, não costumo ter tempo nem paciência para receitas muito trabalhosas. Tenho algumas pérolas bem guardadinhas que pretendo dividir com vocês com o tempo, ok?
Mezzaluna

O que dá mais trabalho no caso destes bolinhos de azeitona, alecrim e queijo é ralar o queijo e picar as azeitonas e o alecrim. Para esse tipo de tarefa eu acho que uma mezzaluna facilita muito o processo. Mas, como quase ninguém tem essa ferramenta, se estiver naqueles dias de “preguicite aguda" e não quer nem pensar em passar 10 ou 15 minutos cortando e ralando, você pode utilizar um processador. Neste caso, só tome cuidado para não transformar os ingredientes em uma pasta. Poucas pulsadas já deve ser suficiente.   Então, vamos a receita!

INGREDIENTES:
1 xícara ou 150g de farinha de trigo integral
1 xícara ou 150g de farinha de trigo
1 pitada de sal
175g de azeitonas pretas sem caroço picadas
35g de queijo parmesão ralado. Dica! Você pode substituir o parmesão por outro queijo de sua preferência, mas eu evitaria queijos com a consistência similar a de mussarela ou queijo prato, pois deixará seu bolinho muito pesado e massudo. Lembre-se que já estamos usando farinha integral, que também pesa a massa.
1 colher de sopa de alecrim fresco picado Dica! Eu amo alecrim, mas ele é bem aromático. Se preferir algo mais suave, substitua por uma mistura de salsa, cebolinha e tomilho frescos. Neste caso pode colocar bem mais do que uma colher de sopa.
2 ovos caipiras
250 ml de leite
125g ou cerca de 6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
Utensílios necessários: Uma vasilha grande, outra pequena, uma peneira média, uma colher, uma faca, tábua, ralador e 12 forminhas para cupcakes.

MODO DE PREPARO:
1) Acenda o forno em temperatura média.
2) Unte com manteiga ou óleo 12 forminhas para cupcake ou use forminhas de papel próprio para cupcake.
3) Em uma vasilha grande misture as farinhas peneiradas, o sal, as azeitonas, o queijo parmesão e o alecrim.
4) Em uma vasilha pequena, bata o leite o os ovos. Só o suficiente para tornar o líquido homogêneo.
5) Faça uma cova no centro da mistura de farinha e deite nela o leite com o ovo e a manteiga derretida. Mexa até que os ingredientes estejam combinados. Dica! Não é necessário mexer muito. A massa deve ficar com gromos mesmo.
6) Distribua a massa nas forminhas de cupcake untadas ou com forminhas de papel. Atenção! Não encha a mais do que ¾ da forma, pois os bolinhos vão crescer.
7) Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, até dourarem ou ao enfiar um palito, garfo ou faca nos bolinhos e sair limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário