20 de agosto de 2011

Pequenas mudanças no cotidiano têm grande impacto - Reciclar

Tratando dos “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar, neste post falarei sobre...


RECICLAR

A limpeza urbana é um serviço municipal. Para quem mora no Rio de Janeiro, estou colocando abaixo as informações oferecidas pela companhia de limpeza da cidade - a Comlurb - de como deve ser realizada a coleta seletiva em sua casa.
"Para realizar a coleta seletiva porta a porta, a Comlurb optou por dividir o lixo gerado nos domicílios em lixo úmido (basicamente restos de comida) que é coletado 3 vezes por semana, e o lixo seco, composto pelos materiais recicláveis(papel, papelão, vidro, metal, pet), coletado uma vez por semana, em dia não coincidente com o da coleta do lixo comum para evitar a mistura dos mesmos. Os materiais recicláveis devem ser ofertados todos juntos, embalados em sacos plásticos transparentes, para facilitar sua identificação pelos garis da coleta seletiva, levados aos ecopontos ou entregues às cooperativas de catadores devidamente cadastradas e que tenham licença ambiental para este tipo de atividade."
Acreditem se quiser, mas no Rio de Janeiro um programa mais amplo de coleta seletiva só foi lançado em março deste ano. A ONG Compromisso Empresarial para Reciclagem publicou uma pesquisa apontando que apenas 8% dos municípios brasileiros fazem coleta seletiva. Bom, mas se não há o serviço de coleta seletiva realizada pelo governo no seu município, isso não quer dizer que não há nada que se possa fazer. O portal Rota da Reciclagem pretende ajudar as pessoas a encontrar pontos de coleta próximos a sua residência, trabalho ou qualquer endereço que quiser.

Outra possibilidade vivenciei em meu ambiente de trabalho. Há pouco mais de dois anos eu morava em um prédio que não fazia coleta seletiva. Na época, trabalhava em uma escola técnica da Fiocruz que vendia papéis, latinhas de alumínio e plásticos consumidos na instituição para cooperativas de reciclagem presentes no entorno da escola. Então, eu levava para o trabalho o meu lixo reciclável de casa. Sim... isso implica em carregar o lixo um pouco mais longe do que a esquina da sua casa ou a portaria do prédio, mas é por uma boa causa, não é?! O dinheiro arrecadado era utilizado para financiar a Festa de Natal no final do ano. Nesta época, a administração fixava no mural a quantidade e o valor total arrecadado. Eu acho que esta é uma excelente ideia para empresas. Você pode propor a implantação dessa estratégia no seu trabalho, na escola do seu filho, na igreja que você frequenta etc.

Ainda no tema da reciclagem, para quem ainda não sabe o que pode ou não ser recilado, o folheto sobre coleta seletiva da Comlurb pode ajudar. Afinal, aonde você descarta suas lâmpadas fluorescentes queimadas? E as pilhas e baterias gastas? Quanto ao seu óleo de cozinha? Já sabe que ele não deve ser jogado na rede de esgoto? Você sabia que papel fotográfico não pode ser reciclado (ainda bem que hoje temos a foto digital)?

Veja também os post sobre reduzir o consumo e reutilizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário