REUTILIZAR
Não jogo fora vidros de geleia, azeitona, palmito, champions, mostarda, potes de sorvete e similares. Estas embalagens servem aqui em casa para armazenar alimentos ou outros objetos. Temperos e chás, por exemplo, mantém o aroma por mais tempo quando armazenados em recipientes de vidro, apesar de grande parte dos porta-temperos vendidos por aí serem de plástico. Eu geralmente compro temperos a quilo nas Casas Pedro, então os potinhos pequenos vão direto para a estante.
Como sempre gostei de cozinhar, costumo também distribuir aos amigos gostosuras nestes potes. Já dei antepasto de berinjela, tomate seco, geleia de pimenta, chutneys, mistura de temperos, bolos, biscoitos e a lista continua. Parece que no Brasil não temos muito o hábito de oferecer delícias feitas em casa. Na verdade, me parece que a cada dia as pessoas cozinham menos! Vocês também têm essa impressão? Eu posso garantir que os potinhos ficam uma graça no estilo country com uma sobra de tecido na tampa e um tag estilizado informando o conteúdo do pote. Não tem como seu amigo ou colega de trabalho não ficar feliz com tanto carinho. E você ainda está reutilizando!
![]() |
Alguns dos potinhos de vidro reutilizados aqui em casa |
Outra medida muito simples é configurar a impressora para imprimir em ambos os lados do papel. Para aqueles casos em que isso não pode ser feito, vale ter uma caixa de papéis para rascunho para quando o papel impresso não for mais necessário. Isso é importante especialmente no ambiente de trabalho, onde a quantidade de impressões costuma ser maior. Os rascunhos podem ser usados para anotações ou até para imprimir certos textos, tais como aqueles que serão rabiscados em uma reunião de trabalho.

Ontem o site Make and Takes publicou a ideia de utilizar as embalagens de plástico de alimentos para as crianças brincarem na areia da praia ou no parquinho. O castelinho de areia poderá ter os mais diferentes formatos! As crianças também podem criar seus próprios brinquedos de sucata. Lembro de quando pequena ter construído com meu irmão um carrinho de partes encontradas na garagem do meu tio. Passamos dias empurrando um ao outro pelo quintal. Jogos de tabuleiro com tampinhas também é outro clássico. Como podem ver, a imaginação infantil é fértil e as possibilidades são inúmeras.
Veja também os textos sobre reduzir o consumo e reciclar
Nenhum comentário:
Postar um comentário