20 de agosto de 2011

Pequenas mudanças no cotidiano têm grande impacto - Reutilizar

Tratando dos “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar, neste post falarei sobre...

REUTILIZAR
Não jogo fora vidros de geleia, azeitona, palmito, champions, mostarda, potes de sorvete e similares. Estas embalagens servem aqui em casa para armazenar alimentos ou outros objetos. Temperos e chás, por exemplo, mantém o aroma por mais tempo quando armazenados em recipientes de vidro, apesar de grande parte dos porta-temperos vendidos por aí serem de plástico. Eu geralmente compro temperos a quilo nas Casas Pedro, então os potinhos pequenos vão direto para a estante.
Alguns dos potinhos de vidro reutilizados aqui em casa
Como sempre gostei de cozinhar, costumo também distribuir aos amigos gostosuras nestes potes. Já dei antepasto de berinjela, tomate seco, geleia de pimenta, chutneys, mistura de temperos, bolos, biscoitos e a lista continua. Parece que no Brasil não temos muito o hábito de oferecer delícias feitas em casa. Na verdade, me parece que a cada dia as pessoas cozinham menos! Vocês também têm essa impressão? Eu posso garantir que os potinhos ficam uma graça no estilo country com uma sobra de tecido na tampa e um tag estilizado informando o conteúdo do pote. Não tem como seu amigo ou colega de trabalho não ficar feliz com tanto carinho. E você ainda está reutilizando!

Outra medida muito simples é configurar a impressora para imprimir em ambos os lados do papel. Para aqueles casos em que isso não pode ser feito, vale ter uma caixa de papéis para rascunho para quando o papel impresso não for mais necessário. Isso é importante especialmente no ambiente de trabalho, onde a quantidade de impressões costuma ser maior. Os rascunhos podem ser usados para anotações ou até para imprimir certos textos, tais como aqueles que serão rabiscados em uma reunião de trabalho.

Arte e artesanato com restos dos mais variados materiais é não só divertido, mas econômico e importante para o meio ambiente. Quem nunca viu sofás, puffscadeiras feitas com garrafas PET? Não fica lindo?! Minha madrinha é professora de artes plásticas em escolas do ensino fundamental e médio e todos os papeis, fitas, sacolas e caixas utilizados para embalar os presentes de natal vão depois direto para a sua sala de aula. Na What Mommy Needs nós também propomos o embrulho dos presentes com material reutilizado. Imagine quanto lixo não deixaria de ser produzido se mais pessoas adotassem essa estratégia? A criatividade nos permite fazer maravilhas! Devo dizer que este tipo de embrulho fica ainda mais bonito que uma caixa de presente de loja ou comprada pronta.

Ontem o site Make and Takes publicou a ideia de utilizar as embalagens de plástico de alimentos para as crianças brincarem na areia da praia ou no parquinho. O castelinho de areia poderá ter os mais diferentes formatos! As crianças também podem criar seus próprios brinquedos de sucata. Lembro de quando pequena ter construído com meu irmão um carrinho de partes encontradas na garagem do meu tio. Passamos dias empurrando um ao outro pelo quintal. Jogos de tabuleiro com tampinhas também é outro clássico. Como podem ver, a imaginação infantil é fértil e as possibilidades são inúmeras.

Veja também os textos sobre reduzir o consumo e reciclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário