20 de agosto de 2011

Bolo integral de mel - receita do piquenique de preparação para o Mamaço Nacional

Bolo integral de mel

INGREDIENTES:
1 1/2 xícara de chá preto ou chá mate frio
2 xícaras de farinha de trigo
1 3/4 xícaras de farinha de trigo integral
2 ovos
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de mel
3/4  xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento
1/2 colher de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de passas brancas (opcional)
1/2 xícara de nozes picadas (opcional)

MODO DE PREPARO:
1) Faça o chá preto ou chá mate e deixe esfriar.

2)  Acenda o forno em temperatura média. Obs - Prefiro dizer forno médio do que dar a temperatura porque depende muito de forno para forno. No meu, que vai de 180ºC a 295ºC, eu costumo colocar em 250ºC.

3) Unte uma forma grande com óleo e polvilhe com farinha.

4) Em uma vasilha misture as farinhas peneiradas e o fermento e reserve. DICA! Sugiro peneirar sempre que for usar farinha integral em uma receita, pois algumas marcas possuem grãos de trigo que não foram finamente triturados.

5) Na batedeira, bata bem os ovos inteiros com o açúcar. Como neste receita usamos o açúcar mascavo, a mistura não vai ficar "fofa e esbranquiçada" como nas receitas que usam o açúcar refinado, mas o processo é o mesmo.

6) Acrescente à batedeira o mel e o óleo e mexa até ficar homogêneo.

7) Misture o bicarbonato no chá preto e acrescente-o aos poucos à batedeira alternando com a mistura de farinhas e fermento.

8) Se optar por acrescentar as passas e/ou as nozes, DICA! misture-as com uma colher de sopa rasa de farinha de trigo antes de juntá-las à massa para que fiquem uniformemente distribuídas na massa e não se concentrem no fundo da assadeira. Aí é só misturar com uma colher, despejar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 40 minutos. DICA! Para saber se um bolo está pronto, basta espetá-lo no centro com um palito, um fósforo ou garfo. Se ele sair limpo (sem nenhuma massa colada nele), o bolo já foi assado por inteiro.

Se preferir, pode fazer cupcakes. Neste caso, o tempo de cozimento é menor. Demora entre 15 a 20 minutos. É só distribuir a massa em forminhas como estas untadas e enfarinhadas ou com forminhas de papel próprio para cupcake (DICA! são diferentes daquelas brancas tradicionalmente utilizadas para empadas, as quais costumam grudar no bolinho e rasgar quando se tenta tirá-las). Lembre-se que não se deve encher mais de 3/4 das forminhas ou da forma grande.

Forma para cupcake (modelo estrangeiro)



Forminhas para cupcake alternativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário