15 de setembro de 2011

Aperitivo de tomate, manjericão e queijo - simples, mas lindo e delicioso

Manjericão é uma das minhas ervas favoritas. Seu sabor forte, no entanto, sugere que seja usada com parcimônia, se não pode dominar o prato. Sou obrigada a confessar que nem sempre sigo essa regra. Tomate com manjericão então é uma combinação maravilhosa. Arriscaria a dizer até, perfeita! 

Hoje já não sei mais dizer para vocês se vi essa ideia de aperitivo em algum lugar ou se um belo dia eu simplesmente tive um insight. O que importa é que fica uma graça, é super refrescante (ideal para os dias de calorão) e, o melhor de tudo, é muito fácil de fazer. Não exige fogo, forno ou qualquer aparelho doméstico além de uma faca. Dá até para pedir ajuda para as crianças, envolvendo-as nos preparativos para a reuniãozinha em casa.

Aperitivo de tomate, manjericão e queijo

INGREDIENTES:
- Uma caixa de tomates cereja ou variedade similar (recentemente tem aparecido nos mercados e feiras uns menores ainda, como os que estão na foto)
- Um ramo de manjericão fresco
- Mais ou menos 100g de mussarela de búfala ou queijo minas (fica melhor com a mussarela. Os da foto estão com queijo minas, pois era o que eu tinha em casa)
- Um fio de azeite e pimenta do reino (opcional)

MODO DE PREPARO:
1) Lave os tomates e o manjericão.
2) Caso os tomates utilizados sejam grandinhos, corte-os ao meio para ficar mais delicado e melhor equilibrar os sabores.
3) Corte o queijo em cubinhos. Se estiver usando mussarela de búfala em nozinhos, corte-os ao meio.
4) Agora é só espetar os tomates no palito de dente, seguido uma folhinha de manjericão e o queijo. Coloco nesta ordem pois percebo que fica mais fácil de apresentar o aperitivo em pé e acho mais bonitinho, mas na verdade a ordem dos fatores não altera o produto. Esta é a etapa ideal para introduzir as crianças, se for o caso.
5) Depois que arrumo os palitos no prato, passo um fio de azeite e pimenta moída na hora para temperar. Eu costumo utilizar uma pimenta com 5 grãos em meu moedor (pimenta do reino, pimenta branca, pimenta verde, pimenta rosa e pimenta jamaica), mas se você só tiver a do reino em casa também fica ótimo. Não acho que precise de sal, pois o queijo já tem bastante, mas reconheço que pode ser insuficiente para algumas pessoas. Fica a seu critério, mas procure evitar. Estamos consumindo quase o dobro da recomendação diária de sal.

Não é o máximo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário