15 de fevereiro de 2012

Fast-food saudável

Tem dias em que chegamos em casa tarde, já passando a hora do jantar e não tem nada pronto na geladeira. O que você costuma fazer nestas situações? Liga para o restaurante da esquina? A pizzaria mais próxima? Tira um daqueles pratos vendidos prontos do congelador e esquenta no microondas? Apela para os nuggets? De vez em quando, que mal tem? O problema é que todos já vivenciamos períodos em que a correria parece ser norma. Nestes casos, sem uma boa capacidade de planejamento e organização, é muito fácil fazer com que aquilo que era exceção se torne regra. E para falar a verdade, até as poucas pessoas que usufruem das qualidades citadas acima não são infalíveis. Nestas horas precisamos de um "plano B" e é aí que podemos fazer uso de algumas receitas-chave que são super fáceis e, claro, expressas! Por isso estou chamando de fast-food, usando o sentido literal do termo.

A que apresento hoje é feita com bifum, macarrão oriental feito de arroz. Ou seja, ele pode ser consumido por aqueles que são intolerantes ao glúten, o que é uma super vantagem! E rende muito! Eu geralmente uso apenas metade do saco de bifum e sempre sobra. No entanto, é claro que se sua família for numerosa ou se você tem adolescentes em casa, provavelmente vai precisar do saco todo. Se você comprar no hortifruti ou na feira perto da sua casa os legumes já cortados, o prato pode ficar pronto entre cinco a dez minutos. Cortar tudo é o que dá mais trabalho e consome mais tempo nesta receita. Claro que comprar cortado encarece um pouco mais, já que os legumes são vendidos mais caros desta forma, mas é sempre uma opção se o tempo é escasso.

Exemplo de saco com legumes crus já lavados e cortados disponível em alguns hortifruti. Facilitando a vida...

Então vamos lá... Para quem nunca usou o bifum, o processo é quase o mesmo que o de cozimento do espaguete. Você enche uma panela com água e a põe para ferver. Uma vez fervida, coloca o macarrão na água, mexe para soltar os fios e escorre quando ele estiver pronto (observação: eu não coloco sal na água. O molho shoyo usado nesta receita já é bem salgado). A diferença na preparação do Bifum e do macarrão tradicional é que no primeiro você desliga o fogo quando for colocá-lo na água e deixa imerso na mesma por menos de 5 minutos (leia as instruções da embalagem, pois há pequenas variações entre cada marca). Sim... só precisa disso para ele estar pronto. Como eu disse, é expresso!

Minha sugestão é: na hora que for colocar a água do macarrão para ferver, comece a esquentar também uma frigideira larga. Nela você vai cozinhar a carne (caso não queira uma versão vegetariana) e os legumes. Assim ficará tudo pronto na mesma hora e aí é só juntar os dois. A ordem em que os ingredientes serão adicionados à frigideira deve levar em conta o tempo de cozimento do que está sendo usado. Ou seja, depende do que você escolher colocar no seu macarrão. Essa é outra maravilha desta receita. As combinações são inúmeras. Abaixo coloco apenas uma sugestão, mas experimente e descubra qual é a favorita de sua família. Eu as vezes prefiro a versão vegetariana. Neste caso começo cozinhando os cogumelos em um pouco de azeite ou óleo de gergelim, aí acrescento a cebola, o gengibre, a cenoura, o reponho, o broto de feijão, a couve-flor e o brócolis. Mas, se você for usar carne (que pode ser qualquer uma: de vaca, de porco ou peito de frango), comece por ela e depois acrescente o restante. Observação: Camarão também vai muito bem nesta receita, mas como ele cozinha super rápido, acho melhor fezê-lo, separá-lo e acrescentá-lo no final. 

Quando a carne e os legumes já estiverem cozidos, acrescente o molho shoyo. Se preferir um molho mais cremoso (melhor aderência ao macarrão), pode diluir uma colher de chá bem cheia de amido de milho (a marca mais conhecida é a Maizena) em 1/4 de xícara de água e despejar esta mistura na frigideira, mexendo sem parar até engrossar o molho. Pode parecer muito molho inicialmente, mas lembre-se que ainda falta acrescentar o bifum. Pois então, acrescente o bifum, o gergelim, misture e salpique a cebolinha. Voilà!

Momentos antes de adicionar o bifum (nesse não tem brócolis)


INGREDIENTES:
200g a 300g da carne de sua preferência
Bifum
200g de cogumelos ou uma bandeja (como são vendidos nos mercados e hortifruti)
1 cebola cortada em fatias
1 cenoura ralada
1/4 de reponho cortado em tiras finas
120g de broto de feijão ou meio saco (como são vendidos nos mercados e hortifruti) 
1/4 de xícara de couve-flor pre-cozida picada
1/4 de xícara brócolis pre-cozido picado
1/4 de xícara de molho shoyo
10g de gengibre ralado (opcional)
2 colheres de sopa de gergelim
cebolinha picada para polvilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário